terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Resumo: A Arte da Guerra - Sun Tzu

 


Resumo: A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu


Nessa obra, “A Arte da Guerra”, o estrategista militar chinês, Sun Tzu, aborda a importância de avaliar e planejar as batalhas, sendo necessário o conhecimento de cinco fatores que podem influenciar no combate: o caminho, o terreno, as estações (clima), a liderança e a gestão. São abordadas as manobras militares, o perigo de entrar em conflito direto e como obter a vitória nos casos em que esse tipo de confronto é inevitável.


Segundo Sun Tzu, deve-se saber a hora certa de lutar, a hora de não lutar (de recuar) e quando manobrar as forças sem causar dano ao exercito. A motivação deve ser considerada em todos os pontos e o tempo todo deve-se estar preparado para surpreender o inimigo.


Além disso, na obra de Sun Tzu, são abordados sete elementos que melhoram os resultados das investidas militares. Para ele, a guerra é algo que tem consequências para o Estado ou país e, por isso, não deve ser iniciada sem considerar as estratégias corretas e necessárias.


Para Sun Tzu, o sucesso na guerra depende da capacidade de terminar um conflito de forma rápida. É possível entender um pouco melhor a vertente econômica da guerra, e que muitas vezes para vencer a guerra é preciso saber reduzir os custos relacionados com o conflito armado. A verdadeira força bélica de um exército está na sua união e não no seu tamanho.


Sun Tzu menciona cinco fatores essenciais para vencer qualquer guerra: ataque, estratégia, alianças, exército e cidades. Segundo Sun Tzu, um bom estrategista identifica a estratégia do seu inimigo, atacando-a na sua parte mais fraca. Por exemplo: o mais recomendado é dominar o inimigo sem destruir o seu ambiente, obrigando-o a se render. O posicionamento tático do Exército é determinante para a vitória: os pontos estratégicos devem ser defendidos a todo o custo.


Para Sun Tzu, um bom líder só avança terreno para conquistar outras posições quando tem a certeza que o que já foi conquistado está em segurança. Não se deve criar oportunidades para o inimigo. Sun Tzu ressalta a importância da criatividade para melhorar a força e a motivação do exército. Para ele, uma boa liderança desperta o potencial do exército.


De acordo com Sun Tzu, o conhecimento da geografia física é fundamental numa guerra. As características do ambiente, como o relevo da paisagem, devem ser estudadas para que o exército possa obter vantagem no conflito. Sun Tzu recomenda ainda que é possível apresentar uma “fraqueza fingida” para enganar e atrair o inimigo.


Para Sun Tzu, é melhor vencer a guerra antes mesmo de tirar a espada, pois, a vitória conquistada de forma árdua e penosa e sempre acompanhada de um gosto amargo de derrota, mesmo para os próprios vencedores.


Enfim, para Sun Tzu, “Toda batalha é conquistada antes de ser combatida”. A vitória é o principal objetivo na guerra, mas o verdadeiro propósito da guerra é a paz.

 Link para acessar o livro: A Arte da Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros

Livros