sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Resumo: A Teoria da Mais Valia - Karl Marx

 

Resumo: A Teoria da Mais Valia

Autor: Karl Marx


A Teoria da Mais Valia


A “A Teoria da Mais Valia”, do pensador Karl Marx, pode ser entendida como sendo o resultado do trabalho não pago, ou seja, são as horas que o trabalhador cumpre em sua jornada de trabalho e o valor que ele gera, e pelos quais, ele não é remunerado suficientemente como deveria.


O filósofo e sociólogo alemão, Karl Marx, foi o primeiro pensador econômico que criticou a dinâmica do modelo capitalista no século XIXSegundo Marx, o capitalismo baseia-se na relação entre trabalho assalariado e capital.


Max escreveu um tratado de três volumes sobre todos os economistas existentes, que foi publicado como Teoria da Mais-Valia e, posteriormente, incorporado à sua obra, O Capital, livro mais importante do autor.


A teoria maxista da Mais-Valia pode ser explicada da seguinte forma: suponhamos que um funcionário leve 2 horas para fabricar um par de calçados. Nesse período ele produz o suficiente para pagar todo o seu trabalho. Mas ele permanece mais tempo na fábrica, produzindo mais de um par de calçados e recebendo o equivalente à confecção de apenas um par. Essa diferença - entre o que é produzido e o que é pago ao trabalhador - é justamente o que Marx denominou de Mais-Valia.


Em uma jornada de 8 horas, por exemplo, são produzidos 4 pares de calçados por esse trabalhador. O custo de cada par de calçados continua o mesmo, assim também como o salário pago ao trabalhador ou proletário, como é denominado por Max. Com isso, conclui-se que ele (o proletário) trabalha 6 horas de graça, reduzindo o custo do produto e aumentando os lucros do patrão (o capitalista). Esse valor a mais (mais-valia) é apropriado pelo capitalista e constitui o que Karl Marx chama de “Mais-Valia Absoluta”.


Além do operário permanecer mais tempo na fábrica o patrão pode aumentar a produtividade com a aplicação de tecnologia. Dessa forma, o funcionário produz ainda mais. Porém, o seu salário não aumenta na mesma proporção. Surge assim, a “Mais-Valia Relativa”.


Com esse conceito, Karl Marx fundamentou uma tese que comprova a exploração da força de trabalho do operariado pelo sistema capitalista. Por não serem os donos dos meios de produção, na luta pela sobrevivência, o trabalhador se vê obrigado a vender a sua força de trabalho para os donos dos meios de produção (os capitalistas) que se apropriam da mais valia, ficando estes, cada vez mais ricos, enquanto que os trabalhadores (o operariado) permanecem na pobreza.

 

Link para acessar o livro: O CAPITAL - Karl Marx: Mercadoria, Valor e Mais valia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros

Livros